(Não) Incentive comportamentos éticos - Texto de Zedeck Siew
Título original: "(Don’t) Incentivise Ethical Behaviour" Escrito originalmente por Zedeck Siew no seu blog intitulado "Zedeck Siew's Writing Hour" em fevereiro de 2024.
(Não) incentive comportamentos éticos
XP como moeda corrente
A escolha ética é uma escolha difícil, precisamente porque envolve — como muitas vezes acontece na vida real — sacrificar o crescimento e o ganho pessoal. Distribuir uma recompensa em XP por fazer a coisa certa torna a decisão ética algo irrelevante.
"Eu, como jogador, estou fazendo uma escolha mecanicamente otimizada, mas meu personagem está fazendo uma escolha ética!"
Essa é uma saída fácil. É querer ter o melhor dos dois mundo. É a cortina de fumaça fictícia da empatia encobrindo uma decisão calculada visando gerar lucro.
+
Sidney Icarus me fez uma pergunta que eu cito aqui agora:
"... aqueles que seguem suas crenças no bom comportamento não se sentem recompensados, e então se sentem punidos. E esse sentimento não é bom.
É uma experiência desagradável jogar um jogo no qual os jogadores justos estão em farrapos, e os mercenários malditos têm coroas e cetros.
Então, qual é a oportunidade de design? Como garantimos que fazer a coisa certa seja prazeroso sem torná-la mercenária? Ou, como na realidade, reconhecemos que ações éticas são valiosas apenas intrínseca e filosoficamente?
Eu não tenho ideia de como conciliar isso."
+
Amigos como propriedade
- Espaços de contatos ou aliados, que você pode preencher;
- Medidores de relacionamento que você pode ver subindo;
- Pontos de favor que você pode cobrar mais tarde;
- etc.
Amigos como amigos
- Eu recebi guelras de um espírito do rio depois de rezar repetidas vezes;
- Eu fiz amizade com uma vila de monstros, onde agora moramos;
- Eu negociei com uma bruxa que domina uma floresta, que agora podemos atravessar;
- Eu recebi uma bênção através do toque de um espírito da madeira, depois de responder ao seu chamado.
Uma observação sobre confiança
Um dos principais problemas é a "mesa de baixa confiança". Eu não estou criando apenas para mim mesmo, mas para uma audiência. Para um produto. Quanto eu posso cobrar dos compradores e de seus amigos para co-criarem essa parte comigo?
0 comments