02 setembro, 2024

Tornando espadas +1 algo mágico - Texto de Josh McCrowell

 Tradução do texto: "Making +1 Swords Feel Magical". Escrito originalmente por Josh McCrowell em seu blog intitulado Rise Up Comus em 31 de janeiro de 2023.

Traduzido por Felipe Tuller

Recentemente, tive uma discordância com meu colega Tom Kilian. Eu disse que espadas +1 eram entediantes. Em quase todos os meus jogos anteriores de D&D, o pequeno "+1" rabiscado se perdia em uma longa sequência de bônus vindos de outras fontes (bônus base de ataque, bônus de atributo, bônus de talentos, etc.). Eu esquecia até que possuía uma espada mágica. E quando uma espada +2 aparecia? Eu jogava a espada +1 no chão como pão dormido para patos.

Tom discordou. Ele protestou: "Eu nunca me entediei com espadas +1! Um bônus +1 pode ser muito útil. E todas elas têm um pequeno extra, sabe? Elas apontam para o norte ou flutuam na água. E têm uma história que você pode descobrir."

E eu pensei, uau, espera, calma aí. Isso realmente soa interessante.

Então, eu ainda não amo bônus de "anote aqui e esqueça", mas eu pude perceber que Tom estava investindo mais nos itens mágicos padrão como Mestre do que eu.

Vamos consertar isso.

Tornando o tesouro algo cheio de lore

Primeiro de tudo, as listas de tesouros padrão encontradas no final do seu Manual do Mestre têm tanto sabor quanto um biscoito de água e sal embebido em água morna.

Isso aqui é entediante: “Você encontra um arco longo, uma obra de arte que custa 500 peças de ouro, um anel de ouro no valor de 100 peças de ouro, uma espada +1 e 1000 peças de ouro.”

Isso aqui é muito mais legal: “Você encontra um arco élfico feito de teixo e encordoado com um fios de cabelo de elfo. Um retrato de um escavador corpulento com um chapéu de prefeito em uma moldura dourada que parece valer uma boa quantia. Um anel de sinete dourado que está marcado com o brasão da casa com o símbolo de três maçãs. Uma espada anã, curta, mas larga, grafada com runas que a nomeiam como Ceifadora da Morte na língua dos anões. Por fim, um baú de tesouro transbordando de prata e ouro de diferentes cunhagens. A maioria traz as sete estrelas das Ilhas Andantinas, porém, algumas moedas anãs forjadas no coração das montanhas, com símbolos de martelo e  foice, estão misturadas no tesouro também.”

Dark Souls não é para todo mundo, mas a forma como o jogo entrega sua história através de uma constante goteira de descrições de itens é divertida. (Eu escrevi um pouco sobre isso aqui.) Para descobrir a lore de Dark Souls, você precisa ler os textos antigos como um verdadeiro mestre do saber da vida real (através do menu de itens, torcendo para que algum invasor não esteja prestes a te apunhalar).

Se você é um Mestre como eu, aposto que fica empolgado com a oportunidade de contar aos jogadores as coisas fodas que você escreveu para o seu mundo – alguma parte do lore que você adora, mas que não consegue demonstrar de forma orgânica. Adivinha só, filho da mãe: seus jogadores querem tesouros. Dê isso a eles dessa forma. É como dar um remédio para seus gatos embrulhado em salame.

Ao descrever o tesouro, especifique o seguinte:

  • Os materiais de construção

  • As pessoas que o criaram

  • Os detalhes artísticos

Por exemplo: "A espada tem runas ao longo de sua lâmina em Aklo, nomeando a lâmina como 'Mordedor de Caudas.' O punho é esculpido na forma de um garoto camponês lutando contra um dragão."

Tornando a magia algo ativo

Então, o cerne da minha reclamação é que não parece mágico apenas escrever mais um bônus de +1 na minha ficha.

Deixe-me citar uma regra do GLoG que eu gosto muito:

Regra de Design do GLOG #3: Nunca use pequenos bônus passivos. Eles são entediantes, fáceis de esquecer, potencialmente confusos e muitas vezes levam a sinergias indesejadas. Use habilidades ativas em vez disso. (O que o Extra Credits chama de "incomparáveis".)

Como seria uma espada +1 se ela não fornecesse um bônus passivo?

Pensando alto aqui agora, vou propor três opções:

  1. Ativar o bônus 

Quando você desembainha a espada e grita seu nome, você adiciona +1 ao ataque e dano pelo resto da batalha.

O Earthdawn tinha esse conceito de armas que subiam de nível com você à medida que você aprendia a história delas. Aprender o nome da arma? Descobrir quem a criou? Lutar contra o inimigo escolhido pela arma? Cada uma dessas ações desbloqueia outro poder. Acho isso muito legal. Gosto dessa opção porque evoca essa sensação.

Ao mesmo tempo, isso ainda é apenas uma arma +1. Claro, existe uma pequena escolha interessante de "Devo gritar o nome?" em uma missão furtiva, mas isso é meio como o talento “Esquiva” da 3ª Edição. Eu esquecia de invocá-lo 75% das vezes. Não era ativo vs passivo, era "esquecido" ou "droga, se eu tivesse dito que ele era meu alvo de Esquiva, ele teria errado, droga, de novo não!"

OK, vamos tentar de novo.

        1a. Ativar o GRANDE bônus 

Quando você grita o nome de uma espada mágica, seu próximo ataque é um acerto crítico. A espada deve ser cravada em uma fogueira e descansar, como um ser humano faria, antes de poder usar essa habilidade novamente.

Bem, eu provavelmente lembraria de usar esse bônus se fosse grande o suficiente. Um acerto crítico é um bom nível – um golpe certeiro, talvez suficiente para matar uma criatura grande. Tornar isso 1x/dia com uma forma de recarregar no estilo Dark Souls? Já está bom.

  1. Dado de dano adicional 

Esta espada causa +1d4 de dano.

Um bônus passivo? Josh, o que você está fazendo? Bem, acho que rolar um dado adicional tem uma sensação diferente, de forma cinestésica. Se uma espada normal causa 1d6 de dano, mas eu estou rolando 1d6+1d4? Isso parece fisicamente diferente na mesa. Eu lembro que tenho uma espada mágica porque tenho que pegar um dado totalmente diferente!

...Ainda assim, talvez um pouco entediante.

  1. Espada invulnerável 

Esta espada é praticamente invulnerável a dano. Ela pode manter as mandíbulas de um dragão abertas, sustentar um compactador de lixo esmagador ou ser mergulhada em ácido. Não pode ser destruída por meios convencionais.

Ainda assim, ela é leve como uma pena. Ela ocupa apenas um espaço de carga, se guardada.

Além disso, se você aprender o nome da espada, ela ganha uma propriedade especial.

Acho que essa é a minha favorita. Um item que é completamente imune a danos é ótimo para resolver quebra-cabeças no estilo OSR. Supondo que você consiga recuperá-la, pode usá-la para ativar armadilhas, contornar obstáculos e se envolver em todo tipo de travessuras.